CONCEITO E CONTEÚDO

A exposição se desenvolve num circuito espacial seqüenciado, retratando as diferentes épocas e palcos de atuação de Abdias Nascimento no país e no mundo. Constrói uma janela para boa parte da história do Brasil e dos afrodescendentes no século XX.

A obra artística de Abdias aborda a cultura afro-brasileira numa visão ampla que abarca a história do africano como autor de saberes eruditos e criador de uma estética de profundo impacto e significado.

A exposição toma como mote o conjunto de escrita ideográfica adinkra dos akan da África ocidental, referência freqüente na obra pictórica de Abdias, e se estrutura a partir do ideograma Sankofa, cujo ditado “Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou atrás” simboliza o resgate e a valorização da milenar cultura africana.

Essas referências contextualizam a pintura de Abdias, que evoca as origens no Egito antigo e a simbologia do candomblé e do vodu do Haiti, mesclando-as à evocação de heróis e princípios da luta libertária na África e na diáspora. O conjunto se insere numa visão mais ampla do desenvolvimento milenar da civilização africana em todo o mundo.

Arte e luta social se conjugam na atuação do Teatro Experimental do Negro, TEN, fundado por Abdias Nascimento, que abordava a estética e identidade nas artes plásticas e no teatro ao passo que desenvolvia a proposta de políticas públicas capazes de atender às necessidades específicas do povo afro-descendente.

A exposição aborda a trajetória de vida de Abdias Nascimento desde sua juventude na Frente Negra Brasileira aos períodos de exílio nos Estados Unidos e no mundo africano, quando participa da luta pan-africanista internacional nas décadas de 1970 e 1980. Apresenta também sua atuação política e intelectual no Brasil e no exterior no período de 1982 a 2003.

 

Listagem das Obras de Arte Expostas

Obras Expostas no Piso Superior

1. Chico Tabibuia, Exu Sapo. Escultura em vinhático, 25 x 24 x 110. São João da Barra, 1992. Aquisição da coleção do Professor Paulo Pardal.
2. José Heitor, Símpatia Carrancuda. Escultura em madeira, 130 x 50 x 180. Além Paraíba, MG, 1967.
3. Nélson Nóbrega, Retrato de Abdias quando jovem. Óleo s/ tela, 32 x 57. São Paulo, 1968.
4. Abdias do Nascimento, Sankofa nº 2: Resgate (Adinkra Asante). Acrílico s/ tela, 58 x 44. Rio de Janeiro, 1992.
5. Abdias do Nascimento, No Jardim do Asantehene (Kumasi). Acrílico s/ tela, 53,5 x 43,5. Rio de Janeiro, 1993.
6. Abdias do Nascimento, Diagrama Ritual Sincrético, Acrílico s/ tela, 53,5 x 44. Rio de Janeiro, 1993.
7. Abdias do Nascimento, Bastideana nº 3: Ponto Riscado de Exu Cruzado com Xangô. Acrílico s/ tela, 80 x 105. Búfalo, NY, EUA, 1972.
8. Abdias do Nascimento, Olho Egípcio com Bandeirinhas. Acrílico s/ tela, 104 x 64. Rio de Janeiro, 1988.
9. Abdias do Nascimento, Bravura sem Temor, no. 1 (Adinkra Asante). Acrílico s/ tela, 54 x 54. Rio de Janeiro, 1998.
10. Abdias do Nascimento, Mediação nº 2: Apis, o Touro Sagrado. Acrílico s/ tela, 67 x 66,5. Búfalo, NY, EUA, 1973.
11. Abdias do Nascimento, Conhecimento e Grandeza (Adinkra Asante). Acrílico s/ tela, 64 x 85. Rio de Janeiro, 1988.
12. Abdias do Nascimento, Borboletas de Franca. Acrílico s/ tela, 56 x 71. Bufalo, NY, EUA, 1973.
13. Abdias do Nascimento, Cafezal. Acrílico s/ cartão, 76,5 x 102. Búfalo, NY, EUA.
14. Abdias do Nascimento, Paisagem com Árvore Florida. Acrílico s/ tela, 84 x 64. Rio de Janeiro, 2000.
15. Abdias do Nascimento, Viagem a Conceição do Mato Dentro. Acrílico s/ tela, 70 x 55. Búfalo, NY, EUA, 1974.
16. Abdias do Nascimento, Okê Oxossi. Acrílico s/ tela, 65 x 96. Búfalo, NY, EUA, 1970.
17. Abdias do Nascimento, Xangô Sobre. Acrílico s/tela, 65 x 95. Búfalo, NY, EUA, 1970.
18. Abdias do Nascimento, Paz e Poder. Acrílico s/ tela, 111 x 157. Middletown, CN, EUA, 1970.
19. Abdias do Nascimento, Ideograma Adinkra. Acrílico s/ tela, 104 x 154. Rio de Janeiro, 1992.
20. Abdias do Nascimento, O Peixe: Oxum. Acrílico s/ tela, 80 x 65. Middletown, CN, EUA, 1970.
21. Abdias do Nascimento, Máscara Ancestral. Acrílico s/ tela, 104 x 84. Rio de Janeiro, 1988.
22. Abdias do Nascimento, Dueto Para Bida (Viola e Pássaro). Acrílico s/ tela, 104 x 84. Rio de Janeiro, 1993.
23. Abdias do Nascimento, Símbolos e Bandeirinhas. Acrílico s/ tela, 84 x 54. Rio de Janeiro, 1988.
24. Abdias do Nascimento, Simbiose Africana nº 3. Acrílico s/ tela, 105 x 156. Búfalo, NY, EUA, 1973.
25. Abdias do Nascimento, Onipotente e Imortal, nº 4: Adinkra Asante. Acrílico s/ tela, 154 x 104. Rio de Janeiro, 1992.
26. Abdias do Nascimento, Frontal de um Templo. Acrílico s/ tela, 156 x 106. Búfalo, NY, EUA, 1972.
27. Abdias do Nascimento, Raízes nº 2: Tributo a Aguinaldo Camargo. Acrílico s/ tela, 154 x 104. Rio de Janeiro, 1988.
28. Abdias do Nascimento, Exu-Dambalah. Acrílico s/ tela, 55 x 105. Búfalo, NY, EUA, 1973.
29. Abdias do Nascimento, A Dupla Personalidade de Oxunmaré no. 2. Acrílico s/ Tela, 156 x 106. Búfalo, NY, EUA, 1971.
30. Abdias do Nascimento, Invocação Noturna ao Poeta Gerardo Mello Mourão: Oxossi. Acrílico s/ tela, 105,5 x 155,5. Búfalo, NY, EUA, 1972.
31. Abdias do Nascimento, Efraín Bocabalístico: Oxossi-Xangô- Ogum. Acrílico s/ tela, 106 x 15. Nova York, NY, EUA, 1969.
32. Abdias do Nascimento, Tema para Léa Garcia: Oxunmaré. Acrílico s/ tela, 111 x 15. Nova York, NY, EUA, 1969.
33. Abdias do Nascimento, Oxum no seu Labirinto. Acrílico s/ tela, 86 x 162. Búfalo, NY, EUA, 1975.
34. Abdias do Nascimento, PombaGira: Fêmea de Sete Exus. Acrílico s/ tela, 157 x 106. Middletown, CN, EUA, 1970.
35. Abdias do Nascimento, YoungEgum. Acrílico s/ tela, 157 x 106. Middletown, CN, EUA, 1970.
36. Abdias do Nascimento, Godorixá: Exu. Acrílico s/ tela, 111 x 157. Middletown, CN, EUA, 1970.
37. Abdias do Nascimento, Teogonia Afro-Brasileira nº: Iansã, Obatalá, Oxum, Oxossi, Yemanjá, Ogum, Ossaim, Xangô, Exu. Acrílico s/ tela, 156 x 105,5. Búfalo, NY, EUA, 1972.
38. Abdias do Nascimento, Os Doadores da Tecnologia: Ogum e Xangô. Acrílico s/ tela, 106 x 156. Búfalo, NY, EUA, 1975.
39. Abdias do Nascimento, O Cavalo e o Santo: Yemanjá. Acrílico s/ tela, 157 x 106. Búfalo, NY, EUA, 1975.
40. Abdias do Nascimento, Opachorô, Falus Cosmogônico: Obatalá. Acrílico s/ tela, 106 x 157. Búfalo, NY, EUA, 1973.
41. Abdias do Nascimento, Exu Dambalah 2. Acrílico s/ tela, 51 x 102. Búfalo, NY, EUA, 1973..
42. Abdias do Nascimento, Liberdade para Huey: Omolu Azul nº 3. Acrílico e Colagem s/ tela, 63,5 x 78,5. Nova York, NY, EUA, 1969.
43. Abdias do Nascimento, Senhora dos Mortos e dos Cemitérios: Iansã. Acrílico s/ tela, 106 x 156. Búfalo, NY, EUA, 1972.
44. Abdias do Nascimento, O Santo Guerreiro Contra o Dragão da Maldade: Ogum. Acrílico s/ tela, 106 x 155. Búfalo, NY, EUA, 1971.
45. Abdias do Nascimento, Oxum em Êxtase. Óleo e Acrílico s/ tela, 106 x 157. Búfalo, NY, EUA, 1975.
46. Abdias do Nascimento, Xangô Rodrigues Alves. Acrílico s/ tela, 106 x 157. Middletown, CN, EUA, 1970.
47. Abdias do Nascimento, Germinal nº 2: Ankh. Acrílico s/ tela, 75,5 x 126,5. Nova York, NY, EUA, 1969.
48. Abdias do Nascimento, A Flecha do Guerreiro Ramos: Oxossi. Acrílico s/ tela, 106 x 156. Búfalo, NY, EUA, 1971.
49. Abdias do Nascimento, Oxunmaré Ascende. Acrílico s/ tela, 106 x 156. Búfalo, NY, EUA, 1971.
50. Abdias do Nascimento, Rumo ao Orum no. 2 (Oxalá). Acrílico s/ tela, 104 x 153,5. Rio de Janeiro, 1997.
51. Abdias do Nascimento, Exu e Três Tempos de Roxo. Óleo e Acrílico s/ tela, 65 x 80. Búfalo, NY, EUA, 1980.
52. Abdias do Nascimento, O Vale de Exu. Óleo e Acrílico s/ tela, 127 x 80. Nova York, NY, EUA, 1969.
53. Abdias do Nascimento, Despacho: Exu. Acrílico s/ tela, 65 x 80. Búfalo, NY, EUA, 1980.
54. Abdias do Nascimento, Ritual de Exu. Acrílico s/ tela, 85 x 104. Rio de Janeiro, 1987.
55. Abdias do Nascimento, Meia Noite de Exu. Acrílico com veiculo plástico s/ tela, 75 x 54. Rio de Janeiro, 1968.
56. Abdias do Nascimento, Exu Black Power no. 2 (Homenagem a Rubens Gerschmann). acrílico s/ tela, 63,5 x 79. Nova York, NY, EUA, 1969.
57. Abdias do Nascimento, Exu Trifacético. Acrílico com veiculo plástico s/ tela, 77 x 59. Rio de Janeiro, 1968.


Obras Expostas na Sala Estética e Negritude
(Piso Inferior)

1. Retrato de Leon Damas, Fuzain s/ papel, 45 x 58. Clubinho, São Paulo, 1965.
2. Retrato de Marietta Campos Damas. Fuzain s/ papel, 45 x 58. Clubinho, São Paulo, 1965.
3. Irma, Retrato de Marietta Damas, 1/11. Gravura s/ papelão, 56,5 x 66,6. Rio de Janeiro, 1974.
4. Ben Enonwu, Negritude Ttheme "Black Beauty" - Africa Dances. Reprodução gráfica, 64 x 87. Nova York, NY, EUA, 1971.
5. Máscara em madeira, 12,5 x 8 x 62. Senegal, 1993.
6. Máscara em madeira, 25 x 7 x 46. Gana, 1994.
7. Agenor, Crianças Brincando. Escultura em madeira, 100 x 35 x 40. Salvador, Bahia, 1967.
8. José Heitor, Cabeça de ídolo. Escultura em braúna, 18 x 22 x 32. Além Paraíba, MG, 1966.
9. José Heitor, Cabeça trifacética. Escultura em vinhático, 22 x 14 x 37. Além Paraíba, MG, 1966.
10. Agnaldo dos Santos, Cabeça de animal. Escultura em madeira, 24 x 40 x 37. Bahia, 1966.



Obras Expostas na Sala MAN Galeria
(Piso Inferior)

1. Aldemir Martins, Exu. Aguada de nanquim s/ papel, 37 x 47. São Paulo, 1966.
2. Darel, Ogum contra o Dragão da Maldade. Nanquim e aquarela aguada s/ papel, 56 x 45. São Paulo, 1966.
3. Erna Alfaro Saá, Cavalgando o Dragão. Aquarela e nanquim s/ papel, 35 x 48. Rio de Janeiro, 1968.
4. Flávio de Carvalho, Três figuras femininas ao vento. Litografia, 51 x 43. Rio de janeiro, 1967.
5. Calazans Neto, Litoral Pituba. Litografia, 55 x 31. Bahia, 1962.
6. Aldemir Martins, sem título. Hidrocor s/ cartão, 30 x 38. Bahia, 1967.
7. Santa Rosa, sem título. Nanquim s/ papel, 21,5 x 28. Rio de Janeiro, 1955.
8. Iberê Camargo, Estudos para o ABC de Castro Alves de Jorge Amado. Nanquim s/ papel, 22 x 30. Rio de Janeiro, 1963.
9. Henrique do Nascimento, Noite Estrelada e Fim de Frevo na Praia. Litografia, 40 x 58. Rio de Janeiro, 1986.
10. Virgínia de Paula, Cena mineira. Nanquim s/ papel, 50 x 35. Belo Horizonte, 1966.
11. Otávio Araújo, Retrato de Léa Garcia. Fuzain s/ papel e cartão, 38,5 x 55. Rio de Janeiro, 1955.
12. Anna Letícia, Mulher negra sentada, Nua. Grafite s/ papel, 32 x 47,5. Rio de Janeiro, 1955.
13. Monique, Cabeça africana. Carvão s/ papel, 37,5 x 50. 1966.
14. Anna Letícia, Mulher com flores. Grafite s/ papel, 32,5 x 47,5. Rio de Janeiro, 1956.
15. Jarbas, Anjos e mulheres. Litografia, 47,5 x 65. Ouro Preto, 1966.
16. Jair, Púlpito da Matriz de N.S. do Pilar. Aguada de nanquim s/ papel, 29,3 x 38,8. Ouro Preto, 1954.
17. Newton Cavalcanti, Três mulheres. Xilogravura, 30 x 21. Rio de Janeiro, 1957.
18. Newton Cavalcanti, Duas figuras. Xilogravura, 21 x 30. Rio de Janeiro, 1957.
19. Newton Cavalcanti, Mulher, homem e gato. Xilogravura, 30 x 21. Rio de Janeiro, 1957.
20. Chanina, Sátiro com mulheres. Esferográfica e grafite s/ papel, 22 x 32. Belo Horizonte, 1963.
21. Januário, Rosto em tons escuros e vermelho. Aguada (resto de tinta) s/ papel, 28 x 36,3. Paris, 1965.
22. Lívio Abramo, Pássaros e pessoas de mãos dadas. Gravura a Nanquim, 17,5 x 23. São Paulo, 1949.
23. Januário, Nu feminino reclinado, de costas. Gouache s/ cartão, 35 x 54. Rio de Janeiro, 1968.
24. Guima, Bichos-Peixes. Água forte, 35 x 25. Rio de Janeiro, 1968.
25. Bess, Lavadeiras. Água-tinta s/ papel, 29,5 x 39,5. Rio de Janeiro, 1965.
26. Bess, Favela. Gravura em metal, 30 x 44. Rio de Janeiro, 1965.
27. Iberê Camargo, São Jorge. Nanquim s/ papel, 70 x 50. Rio de Janeiro, s. d.



Obras Expostas na Sala MAN
(Piso Inferior)

1. Heitor dos Prazeres, Crianças com Balão. Óleo s/ tela, 61 x 50. Rio de Janeiro, 1965.
2. Heitor dos Prazeres, Rapazes em Cena Carioca. Óleo s/ tela, 60 x 50. Rio de Janeiro, 1965.
3. Januário, Menino com Flores e Pássaros. Gouache encerado s/ cartão, 42 x 50. Rio de Janeiro, 1964.
4. Bess, Tapir Livro. Água tinta, água forte, relevo, 47,5 x 64,5. Rio de Janeiro, 1967.
5. Bess, Tatu-Folha. Verniz mole, água forte, água tinta, relevo, 45,5 x 61,5. Rio de Janeiro, 1967.
6. Maria Leontina, Casal em laranja e cinza. Lápis de cera s/ papel, 6 x 13. Rio de Janeiro, s. d.
7. Maria Leontina, Mulher Pendurando Roupa em Tons Azuis. Lapiceira, 28 x 22. Rio de Janeiro, 1966.
8. Mônica Guimarães, Cena de Ritual ou Despacho na Floresta. Nanquim e gouache s/ papel, 51 x 66. Haiti, 1970.
9. Benjamin Silva, Ulysses na Guanabara. Óleo s/ tela, 87,5 x 124. Rio de Janeiro, 1966.
10. Walter Lewy, Cena Surrealista. Óleo s/ tela, 59,5 x 40. São Paulo, 1967.
11. Carlos Scliar, Retrato de Delson III. Óleo s/ Madeira, 31,3 x 40,3. Cabo Frio, RJ, 1966.
12. Tunga, Rosto e Círculo. Tinta Plástica s/ Pervercil, 26 x 43. Rio de Janeiro, 1967.
13. Fernando Odriozola, Abstrato Escuro, Nanquim e Gouache s/ papel, 35 x 40. São Paulo, 1966.
14. Guima, Sobre uma Noite Outrora. Óleo s/ tela, 35 x 27. 1968.
15. Júlio Vieira, Cena urbana 3.800. Óleo s/ tela, 52 x 74,5. 1968.
16. Lóio Pérsio, Retrato dos 20 aos 50 Anos de Abdias. Tinta Calcária s/ Madeira, 71 x 71. Rio de Janeiro, 1968.
17. José de Dome, Casa Vermelha. Óleo s/ tela, 55 x 32,5. Bahia, 1964.
18. Sheila, Menina. Óleo s/ tela, 34,5 x 42. Rio de Janeiro, s. d.
19. Bonadei, Mourisco. Acrílico s/ tela, 62,5 x 79. São Paulo, 1964.
20. Dii Preti, Azuis Geométricos. Óleo s/ tela, 62 x 75. Rio de Janeiro, s. d.
21. A. Volpi, Abstrato Geométrico. Óleo s/ tela, 68 x 98. São Paulo, s. d.
22. Januário, Duplo: Rosto com Flor/ tons cinzas/ Figuras em preto com Jornal Colado. aguada (resto de tinta) s/ cartão, 62 x 35. Rio de Janeiro, 1967.
23. Januário, Parte de Rosto Assustado em verde e laranja. Aguada (resto de tinta) s/ papel, 26 x 33. Rio de Janeiro, 1968.
24. Januário, Rosto em tons escuros e vermelho. Aguada (resto de tinta) s/ papel, 32 x 47. Rio de Janeiro, 1966.
25. Januário, Duplo: um Gato em Preto/ 3 Gatos com Flor. Aguada (resto de tinta) s/ papel, 46 x 31. Rio de Janeiro, 1966.
26. Ivan Serpa, Sem Título. Óleo s/ tela, 139,5 x 204. Rio de Janeiro, 1964.
27. Manabu Mabe, Branco no. 12. Óleo s/ tela, 76 x 76. São Paulo, 1967.
28. Paulo Chaves, Paisagem Interior. Acrílico s/ relevo s/ eucatex, 68 x 50. São Paulo, s.d.
29. Zûrck, Pyau VII. Acrílico s/ tela, 83 x 83. Rio de Janeiro, 2004.
30. Januário, Rosto em marrom. Aguada de café e de restos de tinta s/ papel, 47,5 x 33. Rio de Janeiro, 1968.
31. Januário, Duas Figuras em marrom e preto. Nanquim e gouache s/ papel, 34 x 23. Paris, 1965.
32. Januário, Rostos em vermelho com fundo preto. Aguada (restos de tinta) s/ papel, 32 x 22. Paris, 1965.
33. Israel Pedrosa, Retrato de Solano Trindade. Óleo s/ tela, 40 x 56. Rio de Janeiro, 1967.
34. Inácio Rodrigues, Retrato de Abdias. Gouache s/ papel, 66 x 53,5. Rio de Janeiro, 1967.
35. Inácio Rodrigues, Figuras Humanas Presas e Soltas. Gravura, 72 x 70. Rio de Janeiro, 1968.
36. Inimá de Paula, Senhora com Crianças. Óleo s/ tela, 96,5 x 130. Rio de Janeiro, s. d.
37. Inimá de Paula, Retrato de Abdias do Nascimento Filho. Óleo s/ tela, 57 x 76. Rio de Janeiro, 1967.
38. Erna Alfaro Saá, Animal Prenha com Gente. Litografia, 60 x 47. Rio de Janeiro, s. d.
39. Fayga Ostrower, Abstrato em tons verdes. Xilogravura s/ papel japonês, 51,5 x 64,5. Rio de Janeiro, 1965.
40. Maria Teresa Vieira, Paisagem. Gouache s/ papel, 33 x 48. Rio de Janeiro, s. d
41. Anna Bella Geiger, Abstrato / Figura na Neve de Cartola. Gravura em metal, 42 x 55. Rio de Janeiro, 1961.
42. Telmo de Jesus Pereira, Demanda de Exu. Óleo s/ duratex, 82 x 100. Rio de Janeiro, s. d.


Obras Expostas na Sala dos Cristos
(Piso Inferior)

1. Leroi Callwell Johnson, A Crucificação. Acrílicos s/ tela, 117 x 135. Búfalo, NY, EUA, 1996. Coleção do autor.
2. Abdias do Nascimento, Baía de Sangue (Luanda). Acrílico s/ tela, 104 x 84. Rio de Janeiro, 1996.
3. José Carlos Nogueira da Gama, Cristo. Massa vanda s/ compensado, 66 x 54. Rio de Janeiro, 1967.
4. Darcílio, Cristo Exu Serpente. Nanquim s/ papel, 50 x 65. Rio de Janeiro, 1968
5. Januário, O Presépio. Gouache com veículo plástico s/ papel, 77 x 56. Rio de Janeiro, 1968.
6. Januário, Le Sacré Tête. Grafite e água suja de lavar pincéis s/ papel, 38 x 44,5. Paris, França, 1965.
7. Abdias Nascimento, Cristo Negro. Acrílico com veículo plástico s/ tela, 70 x 50. Rio de Janeiro, 1968.
8. José Heitor, Cristo do Refeitório. Escultura em cedro, 130 x 75. Além Paraíba, MG, 1980. Coleção do autor.
9. Abdias Nascimento, Xangô Crucificado ou O Martírio de Malcolm X. Acrílico s/ tela, 69,5 x 105. Nova York, NY, EUA, 1969.
10. Cleoo, Cristo Negro. Óleo s/ Madeira, 79 x 116. Rio de Janeiro, 1955.
17. Lucette Laribe. Cristo Negro. Óleo s/ tela, 107 x 90. Rio de Janeiro, 1955. Coleção Léa Garcia.
18. Maricha, Cristo com Anjo e Ovelhas. Óleo s/ tela, 81 x 60. Rio de Janeiro, 1969.
19. Otávio Araújo, Cristo Favelado. Óleo s/ tela, 55 x 66. Rio de Janeiro, 1955.
20. Quirino Campofiorito, Sudário. Óleo s/ tela de cânhamo, 55 x 66. Niterói, 1955.
21. Quirino Campofiorito, Ecce Homo. Óleo s/ tela de cânhamo, 47 x 56,5. Niterói, 1955.


Obras Expostas na Sala Teatro Experimental do Negro
(Piso Inferior)

1. Sörensen, Cenário para Onde Está Marcada a Cruz. Nanquim s/ papel de seda, 22 x 20,5. Rio de Janeiro, 1954.
2. Sörensen, Estudo de Figurinos para Onde Está Marcada a Cruz. Nanquim s/ papel de seda, 20 x 22. Rio de Janeiro, 1954.
3. Anísio Medeiros, Cenário 1. Pastel s/ papel preto, 34,5 x 25. Rio de Janeiro, 1949.
4. Anísio Medeiros, Cenário 2. Pastel s/ papel preto, 34,5 x 25. Rio de Janeiro, 1949.
5. Anísio Medeiros, Cenário 3. Pastel s/ papel preto, 34,5 x 25. Rio de Janeiro, 1949.
6. Anísio Medeiros, Figurino 1. Pastel s/ papel, 35 x 25. Rio de Janeiro, 1949.
7. Anísio Medeiros, Figurino 2. Pastel s/ papel, 35 x 25. Rio de Janeiro, 1949.
8. Anísio Medeiros, Figurino 3. Pastel s/ papel, 35 x 25. Rio de Janeiro, 1949.
9. Augusto Rodrigues, Retrato de Santa Rosa. Nanquim e gouache s/ papel, 35 x 40. Rio de Janeiro, 1966.
10. Miguel Hochmann, Cenário para Vale de Electra. Grafite e tinta s/ papel, 47 x 62. Rio de Janeiro, 1958.
11. Enrico Bianco, Cenário de Sortilégio 1. Gouache s/ papel, 52 x 38. Rio de Janeiro, 1957.
12. Enrico Bianco, Cenário de Sortilégio 2. Gouache s/ papel, 52 x 37. Rio de Janeiro, 1957.
13. José Heitor, Proteção. Escultura em braúna, 35 x 30 x 110. Além Paraíba, MG, 1966.
14. José Heitor, Drama dos Mendigos Negros. Escultura em vinhático, 64 x 56 x 122. Além Paraíba, MG, 1966.

Obras Expostas na Sala Exílio e Pan-Africanismo
(Piso Inferior)

1. LeRoy Clarke, Whose is the Foetus in the Riverbed. Gravura, 44 x 32. Nova York, 1976.
2. Selo Comemorativo Jean Baptiste Du Sable. Reprodução gráfica com placa em bronze, 31 x 44. Chicago, 1997. Ofertado por Ramón Price.
3. Sneed, Rosto de mulher com brinco. Gravura, 23 x 30,5. Nova York, 1967.
4. Skunder, Combat Racism. Gravura, 28 x 21,5. Nova York, 1971.
5. LeRoy Clarke, For Those who Rejected a Cross of Saliva on their Foreheads. Óleo s/ tela, 156 x 95. Nova York, 1973.
6. Bakari, Símbolos afro-brasileiros. Metal, 30,5 x 6. Los Angeles, CA, EUA, 1990.
7. Bakari, Símbolos afro-brasileiros. Metal, 21 x 29,5. Los Angeles, CA, EUA, 1991.
8. Romaré Beardon, Feiticeira com Pássaro, Caveira e Leão. Serigrafia s/ Cartão Aluminizado, 88 x 57. Nova York, 1976.
9. Babatunde Folayemi, Oracle of Ifa. Óleo s/ tela, 61 x 51. Nova York, 1969.

voltar
topo