A obra artística de Abdias nasce de seu trabalho de curadoria no projeto do Museu de Arte Negra. Desafiado pelo amigo Efrain Tomás Bó, pinta suas primeiras telas em 1968. No dia da promulgação do AI-5, encontra-se em Nova York e é acolhido por uma amiga artista plástica norte-americana, Ann Bagley. Usando palitos de fósforo e restos de tinta que a amiga jogava fora, pinta seu primeiro quadro no exterior, o Riverside 1. Sente a pintura como uma forma eficaz de comunicação em terras estrangeiras. Desenvolve sua obra, num processo inteiramente autodidata, mergulhando no calor do processo criativo para fugir do frio nos invernos do norte.
De volta ao Brasil, continua pintando à medida que as atividades cívicas e políticas o permitem.

A pintura de Abdias Nascimento mergulha nas raízes culturais do mundo africano. Explora e interpreta diversas simbologias, desde a matriz primordial do Egito antigo, fonte da unidade essencial das civilizações africanas, passando pelo candomblé, o vodu do Haiti e os ideogramas adinkra da África ocidental. Essas referências se mesclam à evocação de heróis da luta de libertação dos povos africanos no continente e sua diáspora. O resultado é uma tessitura de temas e signos que brotam das cosmogonias e das passagens existenciais comuns aos povos afrodescendentes. Esses temas e signos realçam valores universais à experiência humana.

O fazer criativo de Abdias une a atuação cívica anti-racista com a valorização da cultura, identidade e herança africanas.

As imagens das obras artísticas de Abdias têm sido utilizadas em várias ocasiões para ilustrar capas de obras literárias e outros livros, como nos seguintes exemplos:

 


Veja os cartazes de algumas das exposições realizadas por Abdias:


EXPOSIÇÕES REALIZADAS

Individuais

01. The Harlem Art Gallery, New York, 1969.

02. Crypt Gallery, Columbia University, New York, 1969.

03. Yale University School of Art and Architecture, New Haven, 1969.

04. Malcolm X House, Wesleyan University, Middletown, CN, 1969.

05. Gallery of African Art, Washington DC, 1970.

06. Gallery Without Walls, Buffalo, NY, 1970.

07. Puerto Rican Studies and Research Center, State University of New York at Buffalo, 1970.

08. Department of Afro-American Studies, Harvard University, Cambridge, MA, 1972.

09. Musem of the National Association of Afro-American Artists, Dorchester, MA, 1971.

10. Studio Museum in Harlem, New York, 1973.

11. Langston Hughes Center, Buffalo, NY, 1973.

12. Fine Arts Museum, Syracuse, NY, 1974.

13. Gallery of Howard University, Washington DC, 1975.

14. Inner City Cultural Center, Los Angeles, 1975.

15. Ile-Ife Museum of Afro-American Culture, Philadelphia, 1975.

16. Galeria do Banco Nacional, São Paulo, Brazil, 1975.

17. Galeria Morada, Rio de Janeiro, Brazil, 1975.

18. Museum of African and African-American Arts and Antiquities, Center for Positive Thought, Buffalo, NY, 1977.

19. El Taller Boricua and Caribbean Cultural Center, New York, 1980.

20. Galeria Sérgio Milliet, National Arts Foundation (Fundação Nacional das Artes - FUNARTE), Ministry of Culture, Rio de Janeiro, Brazil, 1982.

21. Palácio da Cultura (Prédio Gustavo Capanema), Ministry of Culture, Rio de Janeiro, Brazil, 1988.

22. Salão Negro, Brazilian National Congress, Brasília, DF, 1997.

23. Debret Gallery, Paris, 1998.



Coletivas e Coleções Permanentes

01. Everson Museum of Art, Syracuse, NY, 1972.

02. Galeria Salomé, New Orleans, LA, 1973.

03. Rainbow Sign Gallery, Berkeley, CA, 1975.

04. Artists '79, United Nations Headquarters, New York, 1979.

05. Permanent Collection, Museum of African and African-American Arts and Antiquities, Buffalo NY (two pieces).

06. Permanent Collection, Latin American Studies Institute, Columbia University, New York.

 

 
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