Surge no Rio de Janeiro, no final da década de 1930, a Santa Hermandad Orquídea. O grupo embarca para o Amazonas e segue viagem pela América do Sul.

No Teatro Municipal de Lima, capital do Peru, Abdias assiste ao espetáculo O imperador Jones, de Eugene O'Neill. O ator branco Hugo D'Evieri é pintado de preto para fazer o papel principal. Para Abdias, um ator branco fazendo o protagonista negro simboliza o racismo que permeia o teatro não apenas ali em Lima, mas no teatro ocidental. Decide então criar, na volta ao seu país, um teatro negro, como forma de denunciar e lutar contra o racismo e valorizar a cultura de origem africana.

Durante um ano em Buenos Aires, Abdias freqüenta o Teatro Del Pueblo, extensa e forte vivência de teatro-escola experimental. Regressa ao Brasil pela fronteira de Jaguarão, RS. Ao festejar a volta em um clube modesto, é proibido de dançar por ser "de cor baixa".

Chegando a São Paulo, condenado à revelia pela resistência anterior ao racismo, é preso por dois anos na penitenciária de Carandiru. Cria, dentro da prisão, o Teatro do Sentenciado. Os detentos escrevem e encenam suas próprias peças, num exercício de solidariedade e vanguarda.

Seu primeiro teste como organizador de teatro se dá na busca de liberdade.

O Teatro Experimental do Negro visa reabilitar e valorizar a identidade, a herança cultural e a dignidade humana do afrodescendente. Une a atuação política à afirmação da cultura de origem africana, representando um avanço na luta contra o racismo no século XX. Oferece cursos de alfabetização e cultura geral e organiza eventos, como o 1° Congresso do Negro Brasileiro (1950). Cria o Comitê Democrático Afro-Brasileiro em 1945. Advoga direitos trabalhistas para a empregada doméstica e políticas públicas afirmativas para a população afrodescendente.

Promove a inclusão do ator, diretor e autor negros num teatro brasileiro, onde a norma era brochar de preto o ator branco quando houvesse um protagonista negro. Revela o potencial cênico dos heróis negros e da epopéia afro-brasileira, até então excluídos da dramaturgia nacional. Realiza concursos de beleza e atua nas artes plásticas com o propósito de incluir a mulher e a arte negras no conceito estético brasileiro.

A qualidade artística de suas realizações atrai a colaboração de intelectuais e artistas destacados, brancos e negros.